Blogger Templates

Góticas

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DEUSA NEGRA PARTE II

O trabalho na wicca com a Deusa Negra é um trabalho que não pode ser evitado. Conforme já expusemos, trabalhar com a Deusa Negra é a única forma de entrarmos realmente no caminho
mágico. Mas por que fazemos esta afirmação?
O caminho da Wicca é, como diversos outros caminhos mágicos, um caminho de Poder Pessoal. Que não se interprete “poder pessoal “ como a intenção de submeter algo ou alguém a vc e seus desejos, ou o desejo de controlar situações ou pessoas. A expressão deve ser entendida como um caminho em que cada pessoa conhece e assume seus reais dons, libertando-se dos comportamentos inconscientes, das máscaras inúteis e dos condicionamentos familiares e sociais. Assumir seu poder pessoal significa conhecer-se
profundamente e poder agir de acordo com sua verdade interior, sua real vontade, exercendo sem embaraço todos os seus dons. Esse é o objetivo último de um caminho mágico sério – como a Wicca: o auto-conhecimento e a auto-transformação.
Conseguir essa tomada do poder pessoal, assenhorar-se dos seus dons implica uma série de mudanças profundas de comportamento em relação à média das pessoas. Alguém que trilha um caminho de poder pessoal como a Wicca não pode mais se dar ao luxo de viver de acordo com condicionamentos adquiridos, de acordo com as expectativas de outras pessoas, levado por seus medos, suas frustrações e emoções momentâneas, nem com covardia. Alguém que anda em um caminho de poder pessoal não pode ser alguém que não ousa se olhar no espelho . Para exercer o poder pessoal o wiccaniano tem que aprender a enfrentar sua imagem, buscar o que é verdadeiro, eliminar o falso e aceitar os defeitos da mesma maneira que as virtudes.
O trabalho que nos permite chegar a esse estado é o trabalho com a sombra, em nossos termos, o trabalho de conhecimento da Deusa Negra.
Como a sombra aparece nas nossas vidas? Mesmo sem saber, segundo Molly Tuby, psicóloga inglesa, encontramos nossa sombra no dia a dia da seguinte forma:
-          nos nossos sentimentos exagerados em relação aos outros ( “eu simplesmente não acredito que ele ousou fazer isso!”, “Não entendo como ela pode usar uma roupa dessas”)
- no feedback negativo que recebemos daqueles que nos servem de espelhos ( “Já é a terceira vez que vc chega tarde sem me avisar!”
- nas interações em que continuamente exercemos o mesmo efeito perturbador em pessoas diferentes ( “ Eu e o Mauro achamos que vc não está sendo honesto com a gente.”)
- Nos nossos atos impulsivos e não intencionais (“puxa, desculpe! Eu não quis dizer isso!”)
- Nas situações em que somos humilhados ( “Estou tão envergonhado com o jeito que ele me trata!)
- Na nossa raiva exagerada em relação aos erros alheios ( “Ela simplesmente não consegue fazer seu trabalho em tempo!” , “Cara, ele perdeu totalmente o controle do peso!”).
Nos momentos em que sentimentos intensos de vergonha ou raiva nos dominam, ou quando descobrimos que temos um comportamento inaceitável, é a sombra que está irrompendo de um modo inesperado. Geralmente retrocedemos de forma inédita, porque encontrar a sombra é uma experiência assustadora e que abala nossa auto-imagem. Geralmente mudamos imediatamente para um comportamento de negação , deixando de prestar atenção a comuníssimas fantasias homicidas ou suicidas, ou a embaraçosos sentimentos de inveja que nos ensinariam a cerca de nossa própria escuridão.
O reflexo de negação de nossa mente é bem descrito na poesia do psiquiatra R. D. Laing:
“O alcance do que pensamos e fazemos é limitado pelo que deixamos de notar E por deixarmos de notar que deixamos de notar, Pouco podemos fazer para mudar, Até que notemos Como o deixar de notar forma nossos pensamentos e ações.”
Em muitos caminhos mágicos a sombra é enfrentada em um período chamado “ a noite negra da alma”, um período de crises profundas, em que o magista é levado a descrer de tudo o que achava básico logo antes...
Na wicca, a sombra é conhecida como uma parcela da Deusa, a Deusa Negra.
E qual a vantagem de trabalhar a sombra, fazer o trabalho que em psicologia se chama “a integração da sombra”? Respondem C. Zweig e Jeremiah Abraham:
- chegar a uma auto-aceitação genuína, baseada no conhecimento de quem realmente somos;
-desativar as emoções negativas que irrompem inesperadamente na nossa vida cotidiana, eliminando conflitos desnecessários;
- nos sentirmos livres da culpa e da vergonha associadas aos nossos sentimentos e atos negativos;
- reconhecer as projeções que influenciam nossas opiniões sobre os outros ;
- curar nossos relacionamentos através de um auto-exame mais honesto e de uma comunicação mais direta;
- usar nossa imaginação criativa para aceitar nosso eu reprimido.
Tudo isso se dá se estabelecermos com a sombra não uma relação de medo e repulsa, mas uma de acolhimento e aceitação. Foi um xamã com que trabalhei em técnicas de cura que, ao me ver querer extrair à força determinada forma de energia da aura de uma pessoa, se aproximou de mim, segurou minhas mãos e disse :”A única coisa que toda doença quer é ser amada”... E ao vibrar amor sobre o local onde eu iria extrair a energia à força, obteve com um gesto leve o mesmo resultado... A “doença”, ao se sentir amada, permitiu a cura.... Muito agradeço a ele, que nesse simples gesto me ensinou muito sobre meus dons de cura, seu uso e a cura de mim mesma e meus aspectos sombrios.... A sombra quer, como tudo, ser amada. E se for acolhida poderá ser valiosa aliada em nossos processos de crescimento e criação e abrirá portas jamais sonhadas no universo mágico.
Acolher a sombra é evitar uma explosão, é como fornecer à panela de pressão uma válvula de segurança. Uma panela de pressão fervendo sem válvula pode ser uma bomba mortífera, com a válvula é um utensílio útil.
Que ninguém passe a acreditar, porém, que o trabalho com a Deusa Negra é simplesmente um trabalho psicológico. O trabalho mágico passa pelo trabalho psicológico, mas com ele não se confunde. Aliás, muitas vezes , se o wiccaniano estiver se sentindo desequilibrado ou achar
que não conseguirá prosseguir no trabalho coma sombra, talvez seja importante recorrer ao apoio de um psicólogo ou analista. Muitas vezes o trabalho mágico é apoiado por esse tipo de trabalho psicológico, e, de outro lado, o enriquece e acelera mil vezes.
Abordarei a Deusa Negra e seus rituais, e falarei de Hécate. A importância de conhecer a Deusa Negra reside no fato de que não existe real conhecimento da Deusa se não se conhecem suas múltiplas facetas, da mesma forma que não nos conhecemos de verdade se não conhecermos nossa sombra.
O divino feminino conhecido apenas parcialmente é aquele que persistiu nas igrejas católicas, com o culto a Maria. Maria é a Deusa, mas uma Deusa “aleijada”, ou seja, que perdeu muitos de seus atributos originários. Maria é Virgem, Mãe, Consoladora, Protetora, mas não é Anciã, nem Senhora da Magia, nem Prostituta Sagrada, nem Guerreira, nem Vingadora, nem a Ceifeira, todos estes últimos atributos das Deusas Negras.
É perfeitamente natural que as pessoas que começam a conhecer a wicca se adaptem rapidinho a uma Deusa Mãe, protetora, gentil e distribuidora de fartura e vida. Do mesmo modo, é natural que admirem e aceitem rapidamente a Donzela sedutora e portadora da alegria e das flores.
Mas quando as pessoas tem que aceitar que a Deusa não é cor-de rosa, nem é a Barbie, que ela tem várias faces muito difíceis de conhecer e enfrentar, tudo muda de figura.
Aqui mesmo na lista muitos devem lembrar de um jovem que iniciou seu caminho na wicca, leu muito, aprendeu e começou a praticar. Um dia se sentiu pronto a trabalhar com a Deusa negra e quando fez seu ritual e contatou a Senhora da Morte pela primeira vez foi assaltado por sua formação cristã, da qual ainda era escravo. Mandou então um e-mail à lista dizendo: “ A Deusa é má! Vcs cultuam o mal, uma portadora da morte”. Hehehehehehe
Bem, essa reação, apesar de ser uma das mais exageradas que já vi, é normal. Imaginem-se frente a frente com aquela clássica figura da Morte vestida com um manto de capuz negro e uma enorme foice na mão... Agora imaginem que Ela se aproxima de um ente querido seu, ou de vcs mesmos... Vcs  conseguem, antes de conhecê-la bem, olharem para Ela e a venerarem como a Deusa? Ah, mas Ela é tão a Deusa quanto a Mãe que te pega no colo, ou a linda Donzela da Primavera...E agora?
Agora a resposta é compreender o papel na Ceifeira na ordem das coisas, como a Senhora da Morte é também a Senhora dos Renascimentos. Todos nós vivemos a morte todos os dias. Imaginem quantas células do seu corpo morrem a cada dia... Imaginem quantos seres morrem perto de vc ( de microorganismos aos vegetais e animais que vc usa para se alimentar) a cada semana... A VIDA SE ALIMENTA DA MORTE. As mulheres vivem uma importante morte todos os meses: a menstruação, aquele sangue que é sagrado porque era uma vida humana em potencial, sendo o sangramento uma pequena morte.
Sem a Ceifeira a vida em nosso planeta seria impossível... Ela, a Senhora dos Ciclos, a Senhora dos Corvos, Senhora dos Ossos, Mãe do Pó, a Velha que se veste de mortalhas....
Ela vem nos convidar a olhar nossas vidas e ver o que precisa ser cortado. O que é que não nos serve mais e precisamos deixar ir. Ela nos estende o espelho negro para que possamos conhecer quem realmente somos, mesmo aquelas porções de que nos envergonhamos, aquelas que têm sentimentos que nos fazem sentir culpados, as que não confessamos nem a nós mesmos...
Encontrá-la pode ser a um só tempo triste e angustiante, para alguns insuportável e desesperador... Para estes, porém, daí em diante o caminho mágico estará irremediavelmente vedado. Só a Deusa Negra é Senhora da Magia, só Ela é capaz de abrir os portais.
Por que? Porque só ela é nossa Libertadora, só ela nos arranca as cascas do auto-engano, da
auto-ilusão, dos delírios de auto- importância, quando nos mostra nossos erros, nossa miséria, nossa pequenez humana. Mas é justamente ao nos mostrar as falhas de nossa humanidade que a Senhora Negra nos redime, porque afinal, para a Deusa, toda a sua criação é perfeita, inclusive nós. E por reconhecer nossa imperfeição, que nos faz humanos, Ela nos oferece todo o seu Poder e retomamos nosso Poder Pessoal. E repassando um ritual que recebi...

4 comentários:

  1. Boa noite meu amado mestre, vc tá me deixando com saudades viu.Eu já vi que tá tudo normal mas não sei dizer pq vcs não conseguem comentar, saberia me dar alguma dica? Mordidas cheias de saudades da sua vampira

    ResponderExcluir
  2. nossa vc me dá medo ..não sei se consigo lidar com esses deuses da escuridão...

    bjocas

    ana casada

    ResponderExcluir
  3. Meninooooooooo q saudade de vc! Pq ficou tão sumido em? Adorei sua volta meu querido, muitos beijos da sua eterna serva.

    ResponderExcluir
  4. Passei, li, gostei.
    Medo? Não!
    Pelo contrário, vou ficar por aqui, talvez por toda a eternidade se não encontrar ninguem mais forte...

    ResponderExcluir